quarta-feira, 20 de março de 2013

Estratégias de Apropriação do Espaço


  • Parkour


 O parkour é uma atividade que desenvolve a habilidade de correr, suspender-se, saltar, dependurar, rastejar e proporciona ao praticante a capacidade de mover-se de um ponto a outro no ambiente circundante o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano superando obstáculos de qualquer natureza.
 Durante esse deslocamento o praticante aprende a fazer uso de artifícios que vão desde a exploração da sua condição física ao discernimento de quais métodos de transposição oferecem menor risco ou maior eficiência durante esse trajeto.
A prática recebeu esse nome quando David Belle, juntamente com os praticantes de vanguarda, trouxeram para a as ruas francesas uma adaptação para o meio urbano das técnicas de salvamento e resgate utilizadas em treinos militares.

  • Flash Mob

Em inglês, Flash Mob é a abreviação de “flash mobilization”, que significa mobilização rápida, relâmpago. 
São aglomerações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada. Para efeito de impacto, se dispersam tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social. 
No Brasil, a onda de Flash Mob começou em São Paulo e não demorou muito até que ela se espalhasse pelo resto do país. Um dos Flash Mobs mais conhecidos e com maior repercussão é o No Pants, ação cujo nome significa “sem calças” e combate a hegemonia dessas peças do vestuário na composição do visual.

  • Flaneur

Flanar: tradução do termo francês flâneur. Significa andar sem rumo, admirando os atrativos dos lugares, e conhecendo-os profundamente. Charles Baudelaire desenvolveu um significado para flâneur de "uma pessoa que anda pela cidade a fim de experimentá-la". Devido à duração da utilização e teorização por Baudelaire e inúmeros pensadores em termos econômicos, culturais, literários e históricos, a idéia do flâneur tem acumulado importante significado como uma referência para compreender fenômenos urbanos e a modernidade. 

  • Deriva

A deriva seria uma apropriação do espaço urbano pelo pedestre através da ação de andar sem rumo. As grandes cidades são favoráveis à distração que chamamos de deriva. Partindo de um lugar qualquer e comum à pessoa ou grupo que se lança à deriva deve rumar deixando que o meio urbano crie seus próprios caminhos. É pensar por que motivo dobramos à esquerda e não seguimos reto, por que paramos em tal praça e não em outra, quais as condições que nos levaram a descansar na margem esquerda e não na direita. Em fim, pensar que determinadas zonas psíquicas nos conduzem e nos trazem sentimentos agradáveis ou nãoEssas idéias, formuladas pela Internacional Situacionista entre as décadas de 1950 e 1970, levam em conta que o meio urbano em que vivemos é um potencializador da situação de exploração vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário